quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Terapia Floral

         
  Florais de Bach

Florais é uma terapia alternativa, complementar, que auxilia no tratamento dos estados emocionais. É uma terapia que extrai a essência das flores para o preparo de remédios, florais, como na homeopatia.

Os florais são essências de flores e plantas que podem ser utilizadas como tratamento complementar contra doenças e desequilíbrios emocionais. Como não têm efeitos colaterais nem contra indicações, pode ser utilizados por todos. A terapia com florais é completamente natural. Cada uma das essências tem uma indicação diferente e pode ser tomada sozinha ou misturada, dependendo dos sintomas ou emoções sentidas no momento.

Um dos princípios dos florais é que o estado emocional do indivíduo influencia o bem-estar físico produzindo ou curando doenças. Acredita-se que o pensamento positivo possa ajudar a curar doenças e promover o bem-estar e que os pensamentos negativos possam causar doenças físicas ou emocionais. Com base neste princípio o médico criador dos florais de Bach, desenvolveu esse metodo de essências florais, que ao serem ingeridas podem auxiliar na cura de doenças físicas ou emocionais.

Dr. Edward Bach, médico inglês, bacteriologista e homeopata, desenvolveu na década de 30 do século passado, um sistema de 38 remédios, preparados a partir de essências das flores e plantas. Desde então, estes remédios vêm sendo utilizados por crianças, adultos, idosos e também em plantas e animais.  

Bach foi o pioneiro no desenvolvimento da terapia floral.  Hoje temos várias linhas de florais em todo o mundo.

No Brasil um dos mais utilizados, depois dos florais de Bach  são os florais de Saint Germain, que surgiu através de pesquisas e sintonizações de Neide Margonari. O sistema floral de Saint Germain possui 89 essências florais.

Neide sempre seguiu os preceitos do Dr. Bach na preparação das essências florais, onde a manufatura precede uma busca por flores selvagens para a preparação da Matriz Floral, seguindo por uma preparação por método solar ou por fervura, como no sistema de Bach.

Para que a energia esteja em total potência durante o processo de preparação dos frascos estoque, é muito importante a manufatura artesanal, para não haver interferência de energia elétrica que possa influenciar negativamente nesse processo tão delicado.

Da mesma forma deve ser praparado os frascos para tratamento individual. De forma artesanal, sem interferências mecânicas.

Recomenda-se tomar 4 gotas, 4 vezes ao dia da solução, (frasco de 30ml com conta-gotas, preenchido com água mineral e uma pequena quantidade de conservante (brandy ou vinagre de maçã ou glicerina) e os florais recomendados, fórmula individual. 

Quando sofremos um trauma ou um choque, ficamos paralisadas ou nos fechamos para algumas situações ou até mesmo para a vida. A terapia floral vem limpar estes estados para resgatar quem realmente somos.

É certo que os florais fazem uma mudança no mental que irá atuar no físico e emocional. Mas é também preciso que a pessoa aceite e se concientize deste processo para que o resultado ocorra e seja positivo.

Os dois sistemas florais possuem a mesma metodologia na preparação, mas com atuação distintas.

Nos florais de Bach, leva-se em consideração o temperamento do paciente. Já os Florais de Saint Germain levam em consideração a biografia de vida e a causa emocional que desencadeou os processos negativos no paciente.

Reconhecida desde a década de 1950 pela Organização Mundial de Saúde, a terapia floral vem ajudando pessoas em todo o mundo. Foi incluída nas práticas integrativas e complementares reconhecidas pelo Ministério da Saúde, com aplicação por várias equipes de saúde em diferentes municípios e unidades do SUS, além de incluídos em projetos de pesquisa e extensão de universidades públicas. 


Tive a oportunidade de fazer os dois cursos e indico:

Para os florais de Bach https://gruposernatural.com.br/ https://cursos.ceata.com.br/cursos/florais-de-bach/

E para os florais de Saint Germain https://www.escoladoverbo.com.br/  https://www.fsg.com.br/sobre-o-florais-de-s-germain/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.