sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O que é Reiki

Reiki é uma terapia alternativa de cura e equilíbrio. Baseada na canalização da energia universal (Rei) e (Ki) força vital. Com objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o equilíbrio natural; podendo eliminar doenças e promover saúde.

O "tratamento" é tradicionalmente efetuado ao impor-se as mãos. O praticante pede a quem recebe para se deitar e relaxar. Então, o praticante atua como um canal para a energia Reiki, deixando a energia ser canalizada através das suas mãos até onde quem recebe mais precisa. Normalmente se aplica as mãos nos chakras e locais de dor do corpo. Algumas pessoas relatam sentir calor, frio, pressão, sonolência, vibrações, etc.

Estas sensações são atribuídas à energia Reiki chegando ao corpo e à aura de quem a recebe reparando as deficiências e bloqueios energéticas dos canais (meridianos e chakras). Reiki é uma energia "inteligente", que "sabe o que fazer", ou "onde é necessária".

Reiki é a energia que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a força vital (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que sejam saudáveis.

A energia Reiki percorrer todo ser vivo. Mas o "stress" diário, as tensões, as crises pessoais e sociais, a má alimentação e a má respiração, impedem o fluxo desta energia natural. Todos sabemos os efeitos da depressão, da ansiedade, do medo, mas poucos de nós somos treinados para evitar estes estados negativos.

Reiki ajuda no reequilíbrio, é seguro, é simples e acessível a qualquer pessoa e não tem nenhuma conotação religiosa. Muito utilizada como terapia complementar, reconhecida pela OMS e incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.

É uma técnica japonesa desenvolvida por Mikao Usui. O sistema Reiki se desenvolveu enquanto Mikao Usui praticava Isyu Guo (um treino budista de 21 dias). Acredita-que Mikau Usui ao fazer a meditação de 21 teve a revelação da prática e teve como missão ensinar as pessoas a se curar e aos outros.

O curso de Reiki compreende 3 níveis mais um mestrado. Ao fazer o curso o praticante tem o período de 21 dias para pratica e treino. Neste período acredita-se que o corpo é purificado para receber e passar a energia.

Em homenagem a Mikau Usui em 15 de Agosto comemora-se o dia Internacional do Reiki.

Os Cinco Princípios do Reiki são:

 Kio Dake Wa (Só por hoje)

1)  Só por hoje, não se preocupe.

2)  Só por hoje, não se irrite

3)  Só por hoje, seja grato às bênçãos que recebe

4)  Hoje e sempre, ganha teu pão diário honestamente

5)  Hoje e sempre, mostre gratidão para com todos os seres vivos.


Mikao Usui


Fontes diversas
Imagens da Internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.