sábado, 24 de outubro de 2020

24 de outubro dia internacional da acupuntura.

 A Medicina tradicional chinesa é conhecida por suas técnicas milenares para tratamento e prevenção de doenças, bem como analgesia e alivio de dores crônicas.

Há achados históricos na china antiga que datam de 10000 a 4000 AC, onde usavam-se pedras pontiagudas para tratamento de dores, estímulos em pontos ashi, pontos doloridos.

Desde 19 de novembro de 2010, foi aprovada a inclusão da Acupuntura como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, nos termos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

Diante deste compromisso internacional, o Estado Brasileiro não poderá promulgar legislação que afete as formas tradicionais da prática da Acupuntura.

Sendo assim acupuntura é patrimônio de todos, não podendo ser tomado apenas por uma classe. Como ocorreu na Lei do Médico.

Desde maio de 2006 os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem usufruir das sessões de acupuntura. Para garantir acesso gratuito da população às práticas alternativas, o Ministério da Saúde criou, em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

O que garante a toda a população usufruir não só da acupuntura como outras terapias alternativas e complementares.

 

Fontes diversas

http://crbm1.gov.br/acupu_unesco.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_acupuntura

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf

Imagem: Aplicação de Moxa, ilustração de origem japonesa livro de Banshō myōhōshū (万象妙法集, 1853)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.