sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Acupuntura e tecnicas correlacionadas.


O que é acupuntura: 

Acupuntura é um método para tratar e prevenir doenças com base nas tradições milenares da Medicina Tradicional Chinesa, MTC.  Com base na observação dos ciclos e mudanças da natureza.

Visa a equilibrar as energias Yin e Yang, existentes no ser humano e em tudo o que nos rodeia. Os órgãos são “alimentados energeticamente” pelos meridianos (assim como as veias transportam sangue, os meridianos transportam energia para os órgãos). Quando os Meridianos se encontram bloqueados por diversas razões (emoções, alimentação, respiração, fatores da natureza) ocorrem disfunções energéticas que geram as doenças. Nos meridianos existem pontos de tratamento, que quando estimulados por agulha, moxabustão (calor), magneto (imã), cores, pressão, trigramas, etc., desbloqueiam esta “energia parada” no meridiano, promovendo saúde e bem estar.

Muito procurada para: estresse, depressão, obesidade, vícios, enxaqueca, sinusite, tendinites, artroses, artrite, problemas de coluna, estética, nos esportes, e de grande ajuda em diversas patologias.

Fatores que causam doenças; Fatores climáticos; trabalho em excesso, Exercícios quando práticos em excesso; insuficientes (sedentarismo), incorretos; relacionamentos (emoções); traumas, parasitas e pestilências e tratamentos incorretos.

O Yin e Yang; teoria criada e desenvolvida na China, sustenta que todos os fenômenos consistem em dois aspectos opostos, yin e yang os quais são diversamente definidos como,  alto – baixo, dentro – fora, superficial – profundo, quente – frio, claro – escuro, repouso – movimento, esquerdo – direito, etc.

Yin e Yang representam dois opostos e isto implica conflitos, interdependência e consumo.  Por exemplo: o dia e a noite, um não existe sem o outro, e um contem o outro, ou as 4 estações, primavera – verão, outono – inverno.

 


Os 5 elementos
 ou cinco Movimentos; Ao mesmo tempo que Yin e Yang os cinco movimentos constitui a base da teoria na Medicina Chinesa. Sendo Fogo, Terra, Metal, Água, Madeira, onde cada movimento representa aspectos dos órgãos, vísceras, emoções, som, cor, sabor, clima;

Exemplo: elemento Madeira:

Órgão/Víscera: Figado e Visicula biliar

Estação: Primavera

Fator Climático: Vento

Cor: Verde

Sabor: Azedo

Emoção: Raiva, furia 

Som: Grito


Toda a MTC tem base na observação da natureza e seus efeitos.


Técnicas Utilizadas

Agulhas: Consiste em estimular os pontos de acupuntura inserindo agulhas descartáveis de pequeno calibre a fim de estabelecer um bom fluxo energético, melhor circulação e remover estagnações, devem permanecer por períodos que varia, de alguns segundos a 30min, dependendo do caso.

Auriculoterapia: Técnica auxiliar utilizada para harmonizar e tratar patologias dos órgãos e vísceras por meio da estimulação dos pontos no pavilhão Auricular. É um método de diagnóstico e terapia, utilizam-se agulhas, sementes, cor, calor, trigramas. Segundo a acupuntura nervos na orelha tem conexão com as partes do corpo. A correta estimulação dos pontos tem reflexo na saúde e no equilíbrio de um órgão enfermo ou dolorido, as agulhas ou sementes devem permanecer na orelha por 5 dias com micropore.

Colorpuntura: Utiliza as cores como nos 5 movimentos e a cromoterapia para estimular os pontos de acupuntura, através de um aparelho de luz fraca concentrada por um foco piramidal de modo a estimular o ponto eficientemente. Muito eficiente em crianças.

Moxaterapia: Técnica que consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais. A erva mais utilizada é a Artemísia, que pode ser em várias formas, bastão, e lã, mas pode ser utilizada outros tipos e formas. Tem a finalidade de aquecer e fazer circular a energias nos meridianos para restabelecer o equilíbrio energético.

Ventosa: Utiliza uma cúpula (copo) que quando aplicada a superfície da pele, produz pressão interna negativa (suga a pele), tendo como finalidade promover o descongestionamento de energia nos canais de energia onde for aplicada. Pode ser usado somente a ventosa ou com sangria quando se observam grandes congestionamentos de energia.

Guasha: Como no caso da ventosa utilizado para descongestionar os canais onde ocorrem desequilíbrios energéticos. Utiliza da raspagem das áreas congestionadas através de um guasha, objeto de superfície plana, em geral, feitos de osso ou pedra (Jade).

Magneto terapia: Técnica que utiliza Super imãs com até 2500 Gauss ou imãs de ferrite com até 500 gauss, através das polaridades magnéticas norte, negativo yin e sul positivo yang, estimula e promove o descongestionamento de pontos de acupuntura e canais de energia.

Stiper; técnica que utiliza pastilhas com silício para estimular os pontos de acupuntura.

Quiroacupuntura: Técnica que consiste na aplicação de agulhas (de calibre muito pequeno) e moxa botão na mão para tratamento dos canais e órgãos. Temos em nossas mãos a representação de todos os órgãos e canais.

Craniopuntura: Acupuntura Escalpeana, técnica que consiste na aplicação de agulhas (de maior calibre) no crânio, muito utiliza e com excelentes efeitos para problemas psicomotores. Exemplo seqüelas de AVC (acidente vascular cerebral).

Fitoterapia (Fito = Ervas; Terapia = Tratamento); Ministrando e indicando fórmulas e chás específicos para cada grupo de problemas: respiratórios; gripes, bronquite; problemas renais; estomacais; diabetes; hipertensão, entre outros. Utilizando como base os 5 movimentos o yin e yang e os órgãos e vísceras de acordo com as propriedades da essência como sabor, forma e ação.

Dietoterápia; para manter o equilíbrio da saúde, devemos nos alimentar regularmente, incluindo alimentos com as cinco cores: amarelo, branco, preto, verde, vermelho e os cinco sabores: doce, picante, salgado, azedo, amargo, de forma homogênea no prato. Além desta combinação são de grande importância as condições e hábitos alimentares: horário regular, rotina, comer com tranqüilidade! Uma dieta equilibrada é o caminho para a saúde harmônica do organismo.

Trigramas: Aplicação de trigramas em pontos de acupuntura. Técnica desenvolvida por Eloneide F. Marques e Adalberto Ribeiro, baseada na descoberta da múmia Otzi, utiliza os trigramas do I Ching e a acupuntura tradicional chinesa. Visa o tratamento e equilíbrio físico e emocional por meio dos trigramas sem a utilização de agulhas em atendimentos presenciais e digitais para desbloqueio energético do meridianos e circulação do QI.

Exercícios; visa mobilizar e aplicar o fluxo energético no campo magnético do paciente através de movimentos e da respiração; tornando assim o espírito, corpo e mente harmoniosos. É uma forma terapêutica de harmonizar. Age sobre o sistema nervoso central, digestivo, respiratório e cardiovascular, aumentando a imunidade.

Somos = Órgãos + Energia + Emoções + Ar + Alimentação.


Fontes diversas

Imagens da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.