quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Inverno elemento Água

21/06 início do inverno no hemisfério sul.




Na Medicina chinesa elemento Água, os Rins e a Bexiga.

Os Rins governam a água, o nascer, reproduzir, desenvolver. Armazenam a essência da vida. Rege os ossos, a medula e o cérebro. 

Os rins e a bexiga abrem-se no ouvido, manifestam-se nos ossos, cabelos e unhas. Controlam as vias das água o Jing Ye, e o fogo Ming Men, que mantém o equilíbrio do corpo.

Abrigam a força de vontade. Essa força de vontade está ligada a determinação, a coragem, a persistência na busca dos objetivos. 

A sua falta ou deficiência gera depressão, medo. Essa deficiência pode ser gerada por excesso de trabalho, falta de descanso ou stress. O stress emocional gera fogo interno que consome a energia dos rins e fluidos, causando secura e inflamações.

Os rins geram a medula que nutre os ossos, os dentes  as unhas e os cabelos. Quando há muito stress os rins ficam deficientes, ocasionando queda de cabelo, as unhas e os ossos enfraquecem.

Está ligado ao sabor salgado. 

A água torna tudo mais denso, lento, pesado e com o frio congela, paralisa.

Para aquecer no período de inverno é indicado alimentos quentes, mornos e neutros.

Para  fortalecer os rins, todos os feijões; feijão preto, azuki, lentilhas; carne de porco, de carneiro; ostras, peixe defumado, principalmente salmão, mexilhões, camarão, atum; legumes: erva-doce, repolho, alho-poró, rabanete, vegetais de raiz, cebola, frutas: cerejas, uvas; bebidas: café em grão, chá com especiarias; gengibre, alho, pimenta preta, canela; castanhas, sementes de lótus, especialmente gergelim preto torrado, sementes de girassol e nozes torradas. 

Inverno período de recolhimento, repouso para renascer e florescer na primavera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.